Kevin Mitnick – Campus Party Brasil 2010

O Campus Party Brasil 2010 é considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Realizado anualmente em São Paulo durante 7 dias, iniciou o encontro no dia 25 de janeiro de 2010, reunindo milhares de entusiastas da internet, inovações, novidades e tecnologia.

O público une diversas tribos presentes em redes sociais na Internet, principalmente os curiosos, formadores de opiniões, especialistas, iniciantes e por ai vai.

Dentre os inúmeros ilustres convidados para as mais variadas apresentações, o ex-hacker Kevin Mitnick, um dos maiores nomes da edição 2010 da Campus Party, ministrou nesta terça-feira (26 de janeiro de 2010), uma aula sobre as mais modernas formas de invasão de sistemas. Recebido como herói e aplaudido quando contava detalhes de alguns dos golpes que resultaram em cinco anos de prisão na década de 90, Kevin Mitnick deixou claro que a palestra serve de alerta para os riscos que todos nós corremos hoje em dia na web e as medidas que devemos tomar para nos proteger.


Confira o convite de Kevin Mitnick para a Campus Party Brasil 2010:

Autor do livro “The Art of Deception” (“A Arte de Enganar”, em português), Mitnick defende a tese de que o fator humano é o principal culpado pela maioria das falhas de segurança que levam a invasões de sistemas, roubos de dados e golpes cibernéticos em geral.

“Primeira Lei de Mitnick: não forneça informações pessoais a estranhos.”

O ex-hacker ensina a não cair em golpes na web, afirmando que os ataques de hackers são arquitetados a partir de uma mistura de conhecimento técnico de computação e de “Engenharia Social” – termo popularizado pelo próprio Mitnick nos anos 90, que se refere a prática de se obter informações confidenciais por meio da manipulação, o qual possui diversas vantagens na invasão de sistemas já que até então não pode ser detectada, não deixa rastros e funciona em todos os sistemas operacionais.

“Segunda Lei de Mitnick: não clique em links desconhecidos e desconfie dos emails que recebe de empresas.”

As ferramentas técnicas alavancam as possibilidades da engenharia social com aplicativos que muitas vezes podem ser comprados na internet. É importante não utillizar conexões wi-fi sem estar devidamente protegido por um bom firewall. E, de preferência, não acessar sites com informações importantes, como bancos, quando estiver nesse tipo de rede pública.

“Terceira Lei de Mitnick: aprenda a dizer não.”

A regra mais importante, no entanto, é ignorar os preceitos da boa educação e aprender a dizer “não”. A lição serve tanto para evitar aborrecimentos com ligações de telemarketing aos sábados de manhã quanto para não fornecer informações que devem ser vistas como confidenciais. Portanto, não preencha cadastros em sites ou formulários de papel de origem duvidosa (ou simplesmente desconhecida), não repasse informações por telefone, a não ser que você confie no interlocutor, e nunca, mas nunca, revele nenhuma de suas senhas.

Confira o vídeo da introdução da Palestra de Kevi Mitnick na Campus Party Brasil 2010, em 26 de janeiro de 2010, São Paulo – Brasil:

Dentre os inúmeros ensinamentos e alertas de Kevin Mitnick, ele afirma que “as informações publicadas em redes sociais podem ser usadas contra pessoas. Um hacker pode conseguir dados bancários e o endereço do indivíduo por meio do Facebook e do Twitter, e mesmo quando o usuário classifica a informação como restrita nas redes sociais, o mundo pode ver. Até um amigo pode passar informações para um criminoso sem saber”.

Parabenizo Kevin Mitnick pela excelente palestra. Ao final do evento, no dia 31 de janeiro de 2010, os vídeos de todas as apresentações, seminários, mesas-redondas, estarão disponiveis no canal oficial da Campus Party no youtube.

2 Responses to “Kevin Mitnick – Campus Party Brasil 2010”


  1. 1 Michel Campillo 23/09/2013 às 21:39

    As leis de Mitnick são muito boas. Aqui no Brasil em qualquer farmacia onde compramos uma simples caixa de analgésicos, estamos coagidos em divulgar endereço, RG e CPF. Temos que aprender a dizer não, seguindo os preceptos do Mitnick.

  2. 2 Michel Campillo 03/10/2015 às 11:34

    As leis de Mitnick são muito boas. Aqui no Brasil em qualquer farmacia onde compramos uma simples caixa de analgésicos, estamos coagidos em divulgar endereço, RG e CPF. Temos que aprender a dizer não, seguindo os preceptos do Mitnick.

    (corrigindo o link de minha postagem anterior).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: