14º Encontro de Design e Tecnologia Digital – EDTED | Michel Lent

O Encontro de Webdesign, pioneiro na área e referência nacional, chega à sua 14ª edição e vem reunindo, anualmente, mais de cinco mil profissionais com o objetivo de trocar informações sobre o potencial da internet e a importância do design e da tecnologia neste meio.

EDTED

A nova publicidade: ameaça ou oportunidade?

Michel Lent Schwartzman, Gerente Geral e VP de Criação da OgilvyInteractive Brasil, apresentou na primeira palestra do EDTED Salvador, o relacionamento do processo criativo com a realidade do mercado de mídia interativa, a abordagem que deve ser feita com o cliente e como superar o excesso de informações e oportunidades.
Após apresentar-se, contou um pouco da história da Ogilvy, assim como de seu fundador David Ogilvy.
Passando para o cenário da comunicação, pudemos acompanhar @lent com o verdadeiro histórico de onde viemos, onde foi citado a vitrola, o rádio, a televisão p&b, e as diversas outras formas de espalhar uma opinião, informação, etc, chegando a conclusão de que naquela época, toda comunicação era unilateral. O receptor apenas ouvia aquilo que o emissor transmitia, levando a informação de um para muitos. Nessa mesma linha de raciocínio, chegamos à Revolução Digital. Contatando o avanço em todas as áreas, pudemos concluir que com 1/3 da população brasileira com acesso a internet, define o fim da divisão dos mundos tecnologicamente diferentes. Hoje, em qualquer lugar do Brasil, é muito difícil não encontrar um lugar onde se possa ter acesso a algum meio digital, seja ele qual for, celular, computador, wi-fi, internet, e isso está saindo do mundo virtual e ficando cada vez mais presente na nossa realidade.
As redes sociais, blogs, micro-blogs, celulares, e-maills, tv interativas, são capazes de nos dar a condição de aderir a uma comunicação bilateral, mas a exploração que fazemos é muito limitada. “Estamos na pré-história desse tipo de comunicação”. Mas creio que, num futuro muito próximo, iremos para um mundo 100% digital, precisando de ainda mais tempo para compreender o seu uso, e saber usar de forma coerente à cada necessidade, e principalmente para entender o que de fato pode ser chamado de comunicação bilateral/ interativa.
Após exemplificar cases e mídias de sucesso com o desafio da publicidade nos anos 40, 50 e 60, chegamos então ao quesito concorrência. Agora não se trata apenas de produtos ou serviços, mas sim de vários produtos e serviços exatamente iguais. Estamos vivendo um moemnto onde há um grande desequilíbrio no sistema. Estamos com abundância de contepudo, de produtos, de serviços…E quando há abundância de conteúdo semelhante é muito mais difícil decidir onde se quer investir. Todos brigando pelas mesmas 24h do dia, fazendo com que o tempo de torne muito mais escasso. Foi então que Michel Lent constatou: “Para se conseguir um espaço na mente do consumidor, é preciso conseguir um pedaço de seu tempo.”
A propriação do “Idle Time” (tempo livre) consegue desviar a atenção ou até mesmo criar a atenção para alguma propagada, serviço, informação. è preciso encontrar o tempo livre do seu target para se encaixar no seu dia. Isso confirma que o valor não está mais na audiência, e sim no tempo.
Precisamos nos focar não mais em Share of Mind, mas sim em Share of Time para atingir o retorno de invetsimento realmente esperado.

Parabéns Michel Lent pela excelente palestra e ponto de vista propagados na transmissão de seus conhecimentos sobre as redes sociais. É sempre muito bom acompanhar suas ideias.

EDTED Salvador

Para quem participou do evento, os certificados já estão disponíveis. Clique aqui para baixar o seu.

Fontes:

Michel Lent

EDTED Salvador

0 Responses to “14º Encontro de Design e Tecnologia Digital – EDTED | Michel Lent”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: