Planejamento Estratégico Digital

Basicamente, o profissional de Atendimento e Planejamento, em Publicidade e Propaganda, precisa ter visão estratégica, pensar estrategicamente e, acima de tudo, possuir capacidade de liderança.
O que um planejador faz quando o assunto é planejar, deriva de inúmeras funções/termos, como por exemplo: problema, solução, resolução, sucesso, busca, investigação, detalhe, diferencial, alvo, público, valor, etc.
O termo planner, ou planejamento, é bastante amplo e, por esse motivo, merece alguns esclarecimentos antes de associá-lo ao meio digital.
Planejamento é algo que rege as ações; é o que fazemos antes de agir, de tomar uma decisão, visando atingir um objetivo. Portanto, é um processo de decisão do que fazer e como fazer, antes mesmo de se fazer. Compreende?
Em uma agência de comunicação, a atividade do planner é exercida pelo Diretor de Planejamento. É ele quem vai planejar as campanhas dos anunciantes. Para tanto, o perfil desse profissional deve ser o de uma pessoa arrojada, empreendedora, com visão ampla de mercado e que tenha vivenciado todas as áreas de uma agência de comunicação, além de ter trabalhado do outro lado da mesa, ou seja, ter sido anunciante.
Em muitas agências, a atividade de um planejador é compartilhada com o profissional de atendimento. Ambos devem possuir a característica de liderança associada ao bom relacionamento. É imprescindível que o profissional de planejamento tenha em mente que cada cliente e cada campanha precisam de tratamentos individualizados. Cada caso é único, com objetivos diferentes e com situações de mercado diferentes. Portanto, conhecer o perfil do cliente e da empresa é condição imprescindível para esses profissionais, e saber adequar o seus planos e conhecimentos a cada peça e a cada campanha é essencial para atingir o objetivo que cada demanda exige.

evolucao-meio-digital

O trabalho do planner é simplesmente uma estratégia de inteligência e lógica.
E no meio digital, possuir estratégia baseada em inteligência e muita lógica é extremamente necessário. Pensar quais canais serão mais eficientes, pesquisar o comportamento digital do público e analisar o resultado de propostas semelhantes, o retorno de investimento, as preferência do público em questão, o que eles fazem para chegar até a informação e do que são capazes de fazer. Infelizmente, a Internet ainda não é o meio que mais recebe investimento dos anunciantes. Em segundo lugar, as discussões sobre mídias sociais acabam convergindo para o mesmo assunto: poder dos blogs, twitter e redes sociais, e como fazer isso chegar ao maior número de pessoas. Por mais que as novas mídias, mídias sociais, proporcionem novas formas de interação entre o receptor e o anúncio, a tradicional publicidade tem lugar garantido em todo planejamento. É preciso saber como “a coisa funciona”. O planner analisa dados, que com sua inteligência, se transformam em informações para a tomada de decisão.
“Uma das disciplinas da publicidade mais impactadas pelo avanço das mídias digitais é a do planejamento estratégico.”

Recomendo o podcast da proXXIma com Luis Grottera, da Help Consultoria:

proXXImaPod2009

Muito detalhado e explicativo para o novo ramo de conhecimento estratégico que se modela em torno do planejamento da comunicação.

Fontes:
Atendimento Publicitário
Rafa Barbosa

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