eco4planet: we need eco, for planet

Incontrolavelmente quando se pensa em sites buscadores, fazemos logo referência ao Google.

Google

Hoje o Google é, provavelmente, o buscador mais usado pela maioria das pessoas, e não se restringe apenas aquela telinha branca. Ele apresenta inúmeros recursos que muitos provavelmente não conhecem.
Levando em consideração isso, o eco4planet utilizou-se do sistema Google™ Pesquisas Personalizadas, para aliar pesquisas na internet com o plantio de árvores.

eco4planet inicialgoogle inicial

Isso mesmo. O  eco4planet está registrado agora como uma página de buscas na internet, semelhante ao Google, mantendo assim, a mundialmente reconhecida capacidade das buscas Google™, com um visual também simples e rápido, porém inovador na utilização predominante da cor preta para gerar economia de energia.
Sua criação prova que pequenas ações diárias podem gerar economia de energia, resultando em menores gastos e ainda vários outros benefícios.
Desde agosto de 2009, o eco4planet efetua o plantio de árvores de acordo com o número de pesquisas realizadas através dele, tornando-se fiel à sua proposta ecológica. O que prova, mais uma vez, que todos temos condições de colaborar com o meio ambiente.

 

eco4planet logo

O eco4planet economiza energia principalmente por ter predominantemente a cor preta em sua tela. Dados anteriores registram que um monitor utiliza até 20% menos energia para exibir uma imagem na cor preta se comparado à tela branca. Lembrem-se do Black Pixel, que até hoje está fazendo muita diferença quando o assunto é economia de energia.

Header do blog eco4planet

Header do blog eco4planet

Economizar energia é uma forma de ajudar o planeta. Soma-se a isso o fato de que o eco4planet pode gerar menor cansaço visual ao visitante se comparado a uma página predominantemente branca.

Não há dúvidas de que essa ação será extremamente eficaz ao somar os usuários que utilizarão esse recurso, pois será alcançado um resultado realmente significativo de economia de energia, gastos, preservação da natureza, e muito mais caso isso se torne uma necessidade contínua de economizar energia elétrica para proteger a natureza.

Mas vale ressaltar que a economia de energia só ocorre se o monitor utilizado for do tipo CRT, ou seja, para monitores de tubo. Talvez isso venha a se tornar um grande empecilho, já que os monitores LCD, atualmente, estão cada vez mais presentes, em sua maioria, e neles não existe essa economia na porcentagem estimulada, podendo até haver um pequeno aumento no consumo de energia, já que nesses tipos de monitores, o consumo de energia é constante. Isso ocorre devido a maneira de como as imagens são formadas nos dois tipos de monitores. O princípio do LCD é tornar os pontos da tela opacos, e seu consumo se resume à lâmpada que está sempre ligada, não importando a cor que está sendo exibida.

lugar da busca

Mesmo assim, achei bastante interessante essa idéia. É possível acompanhar, ainda, a quantidade de árvores que foram plantadas até o momento, na página principal. E o site possui Twitter.

O eco4planet é um projeto independente, criado por jovens empreendedores de Ribeirão Preto, e a ferramenta de pesquisa utilizada baseia-se em uma ferramenta fornecida pelo Google. Por esses e outros motivos, a Google apóia o projeto, mas não foram os desenvolvedores oficiais do buscador que idealizaram o projeto eco4planet, visto que o site oficial do Google não adere ao fundo preto.
Mas a semelhança é bastante perceptível:

Barra superior esquerda do Google:
barra superior esquerda Google

Barra superior esquerda do eco4planet:
barra superior esquerda eco4planet

Para entender melhor o projeto, vejam o vídeo abaixo:

Fontes:

eco4planet
Blog do Luis Nassif

0 Responses to “eco4planet: we need eco, for planet”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: