MaxiMídia SAT Salvador 2009: Cobertura

maximídia sat 2009

Terminou ontem o maior evento de mídia da América latina, o MaxiMídia 2009.
Transmitido via satélite de São Paulo, simultaneamente, para vários outros estados, o evento MaxiMída 2009 contou com a presença de profissionais de diversos ramos, principalmente da comunicação, tanto estrangeiros, como locais. Dentre eles, André Laurentino, Roberto Justos, Sérgio Valente, J. Hawilla, Marcelo Pinto, Cláudio Ferreira, Wagner Fontoura, John Gerzena, Flávio Ferrari, Marcelo de Salles Gomes, Mike McGraw, Gleydis Salvanha, Stephan Kanitz, Thais Miranda, Ken Fujiota, Gal Barradas, Bia Sampaio, Franceso Morace, Cristiano Sampaio, Rodrigo Ladeira, Manuela Martinez, Renato Tourinho, e muitos outros.

 

No primeiro dia, o MaxiMídia SAT foi apenas nos transmitido via satélite, permitindo interação com o público via e-mail e celular. Houve três palestras diárias gerais, estrutura que valeu para ambos os dias do evento.
Pontualmente às 10h, do dia 06 de outubro de 2009, iniciou-se a palestra com o tema: O valor da ideia num mundo enlouquecido pela concorrência, moderada por Roberto Justos e discutida por André Laurentino, Maxi Anselmo e Sérgio Valente. Dentre os pontos de vistas expostos, o de Sérgio Valente foi bastante relevante ao afirmar que “ideia é planejamento, é processo, é estar ao lado. Big ideia + mobilização = Redes Sociais.”
Logo após, Justos entrou relacionando a multiplataforma do poder das mídias atuais com a “unimídia” da época de Garrincha, fazendo esse paralelo entre a evolução atual e a época em que apenas uma mídia dominava, e era o maior foco.
A tarde, a partir das 14h30 pontualmente, J. Hawilla, da Traffic, deu início a palestra com um tema bastante interessante, que foi: 2014: Não chute, planeje seu ataque e garanta um gol de placa, discutida por José Trajano, Júlio Casares, Marcelo Pinto, Paulo Saad, e moderada por Cláudio Ferreira.
Dentre as tantas conclusões tiradas dessa palestra, J. Hawilla foi pertinente ao afirmar que “a copa já está toda comercializada, não há mais espaço para propaganda”, já que a FIFA fechou o grande contrato com CBF, acordando com Agências de Marketing de Merchandising.
A conclusão mais precisa que pudemos tirar dessa palestra foi que “a copa do mundo vai mudar culturalmente o Brasil, pois o consumidor vai se tornar mais crítico e mais disposto a gastar, principalmente com futebol”.
Já as 16h30, John Gerzema iniciou um tema bastante interessante, o Brand Bubble (entendido como a bolha das marcas), baseado completamente no seu livro, onde Gerzema apontou vários pontos da distância entre o valor das marcas avaliado pelas consultorias e a forma como os consumidores as percebem, sendo importante, acima de tudo, para todos os CEO das agências. E já que as marcas estão sempre se reinventando, 3 pontos foram levantados, de forma precisa, por John nessa palestra: 1º a visão, 2º a inovação e 3º o dinamismo, diante dos aspectos da comunicação.
A palestra foi discutida por Luciana Feres, Mauro Multedo, Dalton Pastore, e moderada por Fernando Jucá. Após o término da transmissão, pudemos acompanhar stands e feiras que reuniram diversas categorias da mídia do Brasil.

maximidia2009

Campanha MaxiMídia 2009

No segundo dia do evento, 08 de outubro de 2009, iniciou-se o dia às 10h com a palestra sobre os Mercados Regionais, discutida por Camilo Centeno, Eduardo S. Melzer e moderada por Flavio Ferrari. Ainda pela manhã, contamos com o Painel Local, com o Workshop do Fórum de Propaganda, apresentado por Nelson Cadena, Armando Avena e convidados.
Às 14h30, pontualmente, iniciou-se um novo tema: Implementando conceitos e inovando no mundo da comunicação. Os debatedores da palestra foram: Flávia da Justas, Maria Luisa Lopez, Paulo Castro, e a mesma foi moderada por Marcelo de Salles Gomes, do grupo Meio e Mensagem.
Diversos posicionamentos foram apresentados durante a discussão, mas o maior foco foi na consistência do conteúdo que se deve abraçar para atingir o público-alvo pretendido, utilizando-se do digital, do social, do interativo, do integrado, do relevante e principalmente da multiplataforma, já que não dá para fazer nada somnte regional quando o assunto é internet.
Aqui em Salvador, tivemos os debatedores regionais Wagner Fontoura, Rodrigo Urtado, Léo Villanova, dentre outros, presentes no Fiesta Convention Center, para debater sobre o tema. Mídias e redes sociais nos fazem perceber que a posição que a marca ocupa não está tão somente sob responsabilidade da empresa que a coordena, mas principalmente na opinião dos consumidores, já que, com essas possibilidades, todo mundo é capaz de ser produtor de conteúdo de alta qualidade.
Às 16h30 tivemos via satélite a transmissão da palestra A Fronteira do Marketing: o Entretenimento de Marca e a Mídia Social, com Mike McGraw como palestrante, defendendo sua opinião de que “a revolução social acabou. Estamos todos inseridos na mídia social”.
Três pontos foram frisandos constantemente por Mike durante seu posicionamento, referindo-se as mídias sociais e como adequar a marca em cada meio social, dentre eles é presciso: estar onde o consumidor está, ser relevante e ser útil, até porque a produção de conteúdo está se adequando às buscas dos consumidores, então quanto mais inserida nas redes sociais e mais focada em Marketing Digital a marca/empresa estiver, melhor poderá ser o seu retorno de invetsimento (ROI), baseado, é claro, na análise de mensuração constante.
No terceiro e último dia, 08 de outubro de 2009, tivemos transmissão ao vivo do consultor Sthepan Kanitz sobre Como planejar 2010? Ao final de sua palestra, a platéia de São Paulo concordou, aplaudindo de pé sua última frase: “Vocês são pessoas certas, no lugar certo, no momento certo, no evento certo, e com palestrante certo”.
A palestra foi discutida por Dirceu Vieira, e debatida por Mônica Wadvolgel.
No painel local, aqui em Salvador tivemos a visão da Professora Thais Miranda, do secretário de comunicação Robinson Almeida, Silvio Simões e do economista Osmar Sepúlveda.
A partir de 14h30, a segunda palestra do dia se voltou para profissionais de mídia com o tema: Como planejar onde tudo é mídia? debatida por Gal Barradas, Mônica Carvalho, Cristina Paslar e moderada por Ken Fujiota.
No painel local tivemos a presença de Marco Antônio, Mário Raposo, Paulo Magalhães, Bia Sampaio, moderada por Tereza Barreto. Diversas foram as visões, todas elas com base em conhecer bem o cliente dos nossos clientes, pois dessa forma podemos diferenciar ponto de contato de mídia e perceber, mais claramente, que assim como novos produtos estão surgindo, novos consumidores também estão.
Por último, às 16h30, Franceso Morace, da Future Concept Lab, iniciou a palestra sobre O consumo na próxima década: O Brasil como protagonista das tendências globais de comportamento e consumo , moderada por Regina Augusto, do grupo Meio e Mensagem. Morace entrou em vários temas para difundir seu ponto de vista, dentre eles os flashmobs, as mídias digitais, os prosumers, livesharing, bodysense e muito mais. Uma palestra bastante rica, com o perfil conceitual do próprio palestrante.
No painel local, Rodrigo Ladeira, Cristiano Sampaio, Manuela Martinez e o moderador e Diretor de Atendimento da Agência Única, Renato Tourinho debateram sobre o tema de forma ampla e com pontos de vistas extremamente diferenciados que se uniram ao final do dia com um único conceito, o da multimobilidade, entendido como a convergência em torno dos principais fatores estratégicos no qual o mundo se encontra atualmente.

Ano que vem, novos palestrantes, novos clientes, novos consumidores estarão presentes no MaxiMídia, o maior evento de mídia da América latina, e com toda certeza estarei lá novamente.

Ótimo lugar para conhecer um pouco mais do mercado de trabalho dos profissionais de comunicação, e também para manter um bom networking.
BYE BYE, CRISE 2009!

byebyecrise maximídia 2009

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