Prosumer – Web 2.0

Prosumer – Web 2.0

Depois do ano de 2004, quando a Web 2.0 tornou-se conhecida, veio à tona novos termos para classificar tecnologias, tendências e comportamentos relacionados ao novo fenômeno.

A internet deixa de ser algo frio e tecnológico para ser uma reprodução da interação em círculos sociais, pois o ponto de vista do consumidor/ espectador aparece de forma mais filtrada.

Com base em um dos pilares da Web 2.0 – a participação, surgiu a expressão “prosumer”, que vem da junção de dois outros termos: Producer com Consumer, tornando-se desta forma, um Produtor Consumidor.

producer consumer prosumer web

Assim, um prosumer consome informação e produz conteúdo de alta qualidade.

 

A Wikipedia, por exemplo, é um enciclopédia virtual colaborativa, desenvolvida e atualizada constantemente pelos seus usuários/ colaboradores. Existe, logicamente, um processo de apuração para garantir que as informações publicadas sejam relevantes e verdadeiras, mas todo seu conteúdo é produzido pelos seus consumidores, que são lidos e ampliam sua rede de influência através e a partir da web.

O leitor torna-se utilizador, e o utilizador se torna a mídia, surgindo então o Social Media, que são o suporte do novo consumidor de informação.

As tags, RSS, bookmarking, wikis, podcast, microblogging, twitter, orkut, facebook, diHITT, e tantas outras redes e midias sociais permitem que o prosumer opine e argumente a favor ou contra determinado serviço, produto e principalmente marca. Quem dá credibilidade ao prosumer é capaz de interferir diretamente no hábito de consumo de seu público, utilizando-se de todas as atividades para conquistar e manter clientes com o melhor retorno possível.

A importância de ser um profissional ou contratar um especialista em mídias sociais é imprescindível para agregar valor a sua empresa. Atualmente os consumidores participam de comunidades, geram conteúdo e envolvem-se em conversas sobre temas que lhe interessam. Dessa forma, as redes sociais abrem um leque de possibilidade para que as empresas utilizem-se do marketing de uma maneira cada vez mais on line e espontânea.

Por isso, trabalhar as redes sociais de forma dinâmica e inteligente é o grande desafio daqueles que organizam e estabelecem o diferencial na presença digital de um cliente.

Fontes:

http://reflexoesdigitais.com.br
http://www.slideshare.net/ciberesfera

4 Responses to “Prosumer – Web 2.0”


  1. 1 allessandrocanella 06/10/2009 às 01:26

    Parabéns pelo texto e pela linha de raciocínio que delineou neste post.
    – O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente (Peter Senge)

  2. 2 Jacqueline Ferreira 07/10/2009 às 06:08

    Obrigada pelo comentário Allessandro. Concordo integralmente com a frase de Peter Senge. Creio que o suporte do novo consumidor e produtor de informação esteja mesmo no poder que as mídias sociais têm de disseminar, com tanta rapidez, a informação nos últimos tempos.

    Att,
    Jacqueline Ferreira.


  1. 1 ConectMídia | IBOPE mídia « Jacqueline Ferreira – Da Redação ao Marketing Digital Trackback em 15/10/2009 às 02:30
  2. 2 carpet cleaning services Trackback em 20/09/2015 às 03:35

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: