Você sabe o que é Whuffie?

Whuffie é um termo criado por Cory Doctorow para designar uma “moeda” baseada em reputação, numa nova economia fictícia. Cada pessoa pode adquirir mais ou menos Whuffies de acordo com suas boas ou más ações nas redes sociais, principalmente.

O termo pode, e com certeza se tornará tendência, ser transposto e aplicado ao novo mundo virtual-colaborativo, de interatividade e participação em que vivemos, e assim, as pessoas ao adquirirem boa reputação no ambiente virtual, conseqüentemente, irão colher bons frutos no mundo real.


“Em um mundo onde riqueza é reputação, apenas aqueles que fazem o bem aos outros são os mais ricos.”

O site está disponível para mensurar a reputação em duas mídias sociais, sendo elas Twitter e Facebook, como mostra a imagem acima.

Muitas pessoas, ao traduzirem a palavra, chegam à conclusão de que é apenas a representação do capital, em dinheiro, de um perfil. Mas, ao contrário do que a tradução literal diz, Whuffie vai muito além. Apesar de não ser sinônimo de dinheiro, quanto mais Whuffies se adquire, mais valioso se torna o seu perfil. Devido a esse “cálculo”, quanto mais investimento de boas ações ou bons posicionamentos você estabelecer para o seu perfil, melhor será o seu investimento, e maior será o seu retorno. Isso porquê, whuffie representa o Capital Social do Meio Digital.

Quem acompanha meu blog sabe que a Web 2.0 não tem, tecnologicamente, nada revolucionário. Sites interativos, banda larga, blogs, perfis…Tudo isso só faz da Web 2.0 o que ela é hoje devido a interação e participação dos usuários, que sabem que foi dessa estrutura diferente da Web 1.0 que se fez surgir uma coisa que precisava de um nome, surgiu então a Web 2.0.

Já o #Whuffie é outra coisa que não é necessariamente nova mas ficou tão comum que precisava de um nome. Mensurar o posicionamento de uma marca ou de uma pessoa na internet, está se tornando cada vez mais necessário para manter o foco e continuar numa estratégia consistente. O surgimento desse capital social do meio digital, define economicamente a mensuração das nossas ações no meio digital, de uma forma comparativa com investimento financeiro direto.

Então, nessa análise, Whuffie deixa de se restringir apenas ao capital social conquistado e adquirido pelo internauta e frequentador das redes sociais, e passa a ser uma composição da reputação, das conexões, das realizações, da influência e da relevância de suas exibições.

Veja os slides de Tara Hunt que inspiraram o tema para o blog. São muitos, mas vale a pena acompanhar até o final.

E numa outra visão, a de Lyda Judson Hanifan, capital social refere-se a:

“Às coisas intangíveis que são importantes para o cotidiano das pessoas: boa vontade, amizade, solidariedade, interação social entre os indivíduos e as famílias que compõem uma unidade social…”

About these ads

0 Responses to “Você sabe o que é Whuffie?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: